Monsanto, uma aldeia entre rochas

Escapada Rural

Podiam ter sido os moradores de Monsanto a inventar a expressão “o mundo está prestes a cair-me em cima” já que a este pequeno povo parece que lhe caíram, literalmente, enormes pedras da montanha sobre as suas casas.

É curioso, como conseguiram que um lugar repleto de enormes pedras fosse povoado por pessoas e o mais impressionante é que o resultado dessa improvável junção seja tão estupendo.

Continuar leyendo…

Marvão, história e tradições

Escapada Rural
Marvao

Por Anna Kompanieitseva

A fronteira de Portugal-Espanha, conhecida pelo epíteto de A Raia. É a linha fronteiriça mais antiga da Europa, que divide os territórios portugueses e espanhóis. A Raia é uma região singular luso-espanhola, que merece ser visitada pelo menos uma vez na vida.

Esta região é bem mais que uma fronteira delimitada entre a região portuguesa de Marvão e a região espanhola da Estremadura. É um território secreto que resguarda o legado histórico, linguístico e cultural partilhado por estes dois povos. A Raia é a guardiã de uma língua, gastronomia e tradições desconhecidas comuns a estes dois países. O concelho de Marvão é exemplo deste cenário, com as suas paisagens encantadoras dignas de um cenário de um filme medieval.

Continuar leyendo…

Beja, beleza portuguesa preservada pelo tempo.

Rurality

A cidade de Beja é reconhecida por sua deslumbrante beleza natural composta pelos trigais, oliveiras e falésias banhadas pelo mar Atlântico. Beja possui atrativos naturais de encher os olhos e um patrimônio arquitetônicos de suster o ar e praias que convidam a um mergulho devido ao clima quente e seco.

A história da cidade remonta aos tempos do império romano, o imperador Júlio Cesar erigiu a cidade, fazendo de Beja uma testemunha da riqueza e poder daquele império. Posteriormente, a invasão Moura deixou um riquíssimo acervo arquitetônico nas ruelas da cidade. Continuar leyendo…

Porto Covo: descanso e diversão entre o mar e a planície

Rurality

Fonte:Ernstl

Porto Covo destaca-se pelas suas deslumbrantes paisagens, desde as belíssimas praias às planícies alentejanas e o mar azul de pano de fundo. A freguesia está inserida no Parque Natural do Sudoeste alentejano, na Costa Vicentina.

A freguesia conta com um imponente património histórico, onde se destacam o Forte do Pessegueiro, a Herdado do Pessegueiro e a Praça Marques de Pombal. Vale a pena visitar  o Parque Natural, um lugar de rara beleza e paisagens de tirar o fôlego. Continuar leyendo…

Ilha de Porto Santo: um retiro espiritual de rara beleza

Rurality

A ilha de Porto Santo está situada no Arquipélago da Madeira, no meio do Oceano Atlântico. Conhecida por “Ilha Dourada”, por causa da cor do seu solo, a ilha possui uma densa vegetação e  praias de grande extensão de areia fina. É considerada um retiro espiritual por proporcionar momentos de tranquilidade e paz de espírito.

Na sua história, dizem que a ilha já terá sido habitada por Romanos e Fenícios, mas foi apenas em 1418 que ocorreu  a sua descoberta oficial pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Porto Santo conta com um clima fantástico, as temperaturas se mantém amenas durante todo o ano, com uma excelente temperatura do mar. Continuar leyendo…

Peniche: uma cidade de sabores, aventura e história

Rurality

A cidade de Peniche está situada numa península e conta com uma costa formada por imponentes rochedos e praias extensas. A cidade possui uma longa e rica história. Foi sucessivamente ocupada por populações que, ontem como hoje, fizeram da pesca e da agricultura as suas principais atividades económicas.

Peniche possui um magnífico património histórico. A começar pela fortaleza, construída no século XVI por Dom João III que hoje é o Museu Municipal, com um acervo diverso desde Malacologia, Pré-História e Arqueologia. Peniche é muito rica em monumentos religiosos. Continuar leyendo…

Tavira, clima de praia com o ar das colinas

Rurality

Fonte:A K Mitch

A cidade de Tavira possui longas áreas de praia que as separam pelo braço do estuário da Ria Formosa. Tavira possui colinas suaves, decoradas por pomares e uma paisagem exuberante. É um verdadeiro paraíso para os apreciadores de sol e mar, as águas do estuário formam duas ilhas compostas por longas extensões de dunas que são acessíveis de barco.

Com uma arquitetura singular, Tavira possui uma mescla de jardins, praças e casarios tradicionais que conferem um ambiente charmoso de uma tradicional vila piscatória do Algarve. Além disso, os edifícios exibem os afamados telhados em forma de pirâmide. O rio Gilão percorre o centro da cidade e confere-lhe uma atmosfera romântica. Continuar leyendo…

Mértola uma vila de riqueza histórica e gastronómica

Rurality

 

A vila alentejana de Mértola é detentora de um rico património histórico e de rara beleza natural. Num passeio pelas ruas da vila é impossível não se aperceber de sua rica história, num local com vestígios de presença humana que remontam ao Neolítico e forte presença da herança dos Mouros, visível no castelo com um torreão datado do século XIII.

A vila situa-se nas margens do rio Guadiana e apresenta um importante património arquitetónico: a igreja paroquial, cuja fachada é de estilo mudéjar, possui elementos manuelinos e ocupa hoje o lugar da antiga mesquita. Continuar leyendo…

Vila Nova de Cerveira: cenário de rara beleza repleto de história

Rurality

Vila de Nova de Cerveira é uma belíssima vila fronteiriça situada numa religião de imponente beleza natural. A vila é famosa pelas suas muralhas, que a protegiam dos ataques dos vizinhos espanhóis. A vila histórica possui predominância rural, mas é também um importante polo industrial para a região.

A presença humana no território remonta à pré-história. Entre os vários elementos detetados, merece destaque o tesouro da sepultura da Quinta de Água Branca, cujo espólio está disponível no Museu Nacional de Arqueologia.

Continuar leyendo…

Figueira da Foz: diversidade e tradição entre a serra e o mar

Rurality

A cidade de Figueira da Foz  destaca-se pelas suas extensas praias e paisagem de rara beleza. Rodeada por mar, rio e serras densamente arborizadas que lhe conferem características únicas, a Figueira da Foz está situada no encontro entre o rio Mondego com o oceano Atlântico. As suas praias são particularmente apreciadas pelos surfistas e amantes dos desportos aquáticos de aventura.

Recentemente o Cabo Mondego, um promontório na Serra da Boa Viagem nas proximidades de Figueira da Foz, foi declarado Monumento Nacional Natural A região possui uma história de ocupação humana muito antiga, fez parte do Reino Suevo, e mais tarde viria a ser conquistada aos mouros aquando a conquista de Coimbra por Fernando Magno.

Continuar leyendo…

1234