Bragança

Localidade em Terras de Trás-os-Montes

Eu estive aqui!
3
Seja o primeiro a dar uma opinião

Foto: António Amen

Bragança, cidade sede de distrito e município, situada no extremo Norte de Portugal, próxima da fronteira com Espanha, na região anteriormente conhecida como Trás-os-Montes, é uma histórica e bem antiga cidade em que, a dificuldade de acessos e a localização num dos extremos do País, permitiu a manutenção de tradições e costumes por longos séculos.

A cidade está dividida em duas zonas, a Terra Fria com planaltos e serras, vales profundos e estreitos, de clima rude e onde se produz, centeio, batata e castanha; e a Terra Quente com micro clima mediterrânico, onde se cultiva a oliveira, a amendoeira, a figueira, a vinha e o sobreiro.

O núcleo urbano medieval, murado e acastelado, no século XII, mantém-se na Cidadela, dignamente representada pela imponente Torre de Menagem do Castelo, pelo Pelourinho, pela Igreja de Santa Maria e pela Domus Municipalis (edifício único na Península Ibérica de arquitectura Românica), e a Torre da Princesa, um magnífico miradouro com vista para a cidade.

O património religioso é igualmente rico, como se pode observar nas Igrejas da Misericórdia, de São Bento, de São Vicente, ou o Convento e igreja de São Francisco e, já fora do centro, a importante Igreja do Mosteiro de Castro de Avelãs do século XII.

Bem próximo situa-se o Parque Natural de Montesinho, onde a natureza é preservada e ainda se podem encontrar pequenas e rústicas aldeias, algumas em regime comunitário que sobreviveu ao progresso dos tempos.

O mais destacado em Bragança e arredores

Alojamentos rurais aqui perto

  • Outras casas
  • Casas recomendadas
  • Casas em destaque

As fotos de Panoramio estão ao abrigo do copyright dos seus autores.